UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE
UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA
|
TÍTULO: Projeto Cinema e História – Filme Amistad
EIXOS
TEMÁTICOS:
7º e
8° anos: A construção da Idade Moderna
9º
ano: Mundo contemporâneo/Brasil contemporâneo
CONTEÚDO:
7º
ano: Racismo, preconceito e discriminação
8º
ano: Diversidade cultural: relações sociais e costumes em Serra Leoa
9º
ano: Abolicionismo, democracia e igualdade de direitos
CONCEITOS:
·
Racismo
·
Preconceito
·
Discriminação
·
Diversidade cultural
·
Democracia
·
Igualdade de direitos
PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA:
Os
filmes (documentários e de ficção, incluindo os históricos) sempre foram
utilizados nas aulas de História. No entanto, deve-se evitar que os filmes
sejam utilizados como ilustração de um conteúdo trabalhado ou ainda como
confirmação de determinados fatos ou acontecimentos, transmitindo a ideia de
que o filme retrata uma verdade histórica. O filme deve ser entendido como um
documento histórico e como tal deve ser trabalhado. A aceitação dessa ideia
remonta ao abandono da concepção de História da escola metódica
provocado pelo advento da revista Annales
e das obras de Marc Bloch e LucienFebvre, nos anos 1930, que colocaram o
historiador na condição de fabricante do seu objeto, portanto, sujeito na
produção da História (ABUD et all,
2010, p. 168)
Porém,
apenas a partir da década de 1970 a produção fílmica “passou a ser vista como
um documento de investigação histórica” a partir das renovações teóricas e
metodológicas propostas pela terceira geração dos Annales cujas tendências da pesquisa histórica francesa ficaram
conhecidas como Nova História (CATELLI JÚNIOR, 2009, p. 52). Portano, o filme é
importante tanto para a construção do conhecimento histórico quanto para a
produção do saber escolar.
Segundo
Kátia Abud [etall, 2010, p. 170], o filme, como documento histórico, “exige
instrumentos adequados para sua exploração, obtidos por meio da formulação de
uma proposta didática”. Tal proposta deve basear-se em leituras de textos e
pesquisas de outras fontes documentais que, contrapostas, possibilitam a
apreensão/relação de diferentes visões sobre os mesmos fatos e a compreensão de
que conhecimento histórico e produção fílmica estão sujeitos a interpretações
daqueles que os produziram.
Outro
ponto importante na relação cinema-história apontado por Catelli Júnior (2009,
p. 53) são os dois eixos fundamentais de questionamento: 1º. a leitura
histórica do filme e 2º. a leitura cinematográfica da história. De certa
maneira, tais eixos referem-se às leituras interna e externa do filme. Isto
significa que o filme pode ser visto tanto como documento historiográfico
quanto como um discurso sobre a história visto que o mesmo remete às
representações e ao conhecimento histórico de seus criadores. Tornando-se,
portanto, documentos da época em que foram produzidos refletindo visões de
mundo, conflitos e contradições (ABUD, 2010, p. 166).
Dessa
maneira, para que o estudante não tome a “verdade” fílmica como única, é
essencial que a proposta didática contemple aspectos como: a) elementos do
conteúdo (roteiro, direção, fotografia, música e atuação dos atores); b)
contexto social e político de produção (censura e indústria do cinema) e c)
recepção do filme e da audiência (influência da crítica, reação do público,
conforme idade, sexo, classe e universo de preocupações) (BITTENCOURT, 2004)
O
trabalho com a linguagem cinematográfica na sala de aula pode ser realizado com
documentários ou filmes históricos – aqueles cuja temática é fundamentalmente
histórica. Para a efetivação de mais um projeto Cinema e História no 7º, 8º e
9º anos do ensino fundamental do Colégio Estadual Dom Bosco, buscou-se um filme
que fosse ao encontro dos conteúdos de história ensinados nestas turmas. Tais
conteúdos envolvem, por um lado, temas relacionados à história da escravidão
africana e sua repercussão ao longo dos séculos por meio de atitudes racistas,
preconceituosas e discriminatórias e, por outro, temas voltados para a
diversidade cultural, ao abolicionismo, à democracia e à igualdade de direitos.
Com
essa perspectiva, o filme histórico selecionado foi Amistad de Steve Spielberg
(1997) que narra um fato verídico ocorrido em 1839, a história de um grupo de
escravos africanos que se rebela e assume o comando do navio negreiro La
Amistad. Tentando retornar à África, o grupo é enganado por dois sobreviventes
brancos e levado à costa de Connecticut onde enfrenta os tribunais na tentativa
de acusa-lo de assassinato da tripulação. O caso repercute em todos os Estados
Unidos e tem-se inicio uma batalha judicial envolvendo o grupo.
Portanto,
o filme Amistadconstitui-se em
importante fonte documental para os objetivos estabelecidos nesse projeto,
sejam eles voltados para a questão diversidade cultural que envolve as relações
sociais e costumes dos nativos de Serra Leoa, sejam voltados para os horrores
da escravidão africana e da travessia atlântica nos navios negreiros, ou ainda,
sejam relacionados a temas como abolicionismo e igualdade de direitos, racismo,
preconceito e discriminação.
Sendo
assim, é possível questionar: de que forma os estudantes das séries finais do
ensino fundamental lidam com a escravidão africana? Qual a visão que eles têm
dos escravos africanos e dos afrodescendentes? Que atitudes, eles percebem,
predominam entre brancos e não-brancos em nossa sociedade? O que fazer para
minimizar atitudes racistas, preconceituosas e discriminatórias?
Diante
dessa problematização, o filme apresenta-se, ao lado de outras fontes
históricas e de pesquisas (Poema Navio Negreiro de Castro Alves) como um
excelente recurso histórico para refletir sobre assuntos que afetam
cotidianamente os estudantes brasileiros.
Outro
ponto a destacar é que o trabalho com o filme enquanto fonte documental de
trabalho do historiador permite que o professor introduza os estudantes no
método de análise histórico, visto que o ensino de história requer a introdução
ao método histórico (PRATS, 2006). Assim, o estudante experimenta o
método histórico a partir do uso didático de documentos. Todavia, não no
sentido de torná-lo um pequeno historiador, mas intencionando desenvolver no
mesmo a autonomia intelectual que o auxiliará na análise temporal da
sociedade.O objetivo do uso do documento histórico favorece o domínio de
conceitos históricos e contribui para o desenvolvimento do pensamento histórico
(BITTENCOURT, 2004). Esperamos, portanto, contribuir para a formação da
consciência histórica dos estudantes que participarão deste projeto.
EXPECTATIVAS
DE APRENDIZAGEM:
·
Desenvolver atitudes contrárias ao racismo, ao
preconceito e qualquer forma de discriminação (7º, 8º e 9º ano).
·
Desenvolver atitudes de respeito e tolerância às
diversidades culturais (7º, 8º e 9º ano).
·
Conhecer e aplicar o procedimento do método
histórico para a análise de fonte documental (7º, 8º e 9º ano).
·
Valorizar a luta pela igualdade de direitos dos
negros (7º ano).
·
Valorizar a ação dos movimentos sociais em prol
da democracia e da igualdade de direitos (8º e 9º ano).
·
Questionar as visões preconceituosas sobre a
África (9º ano).
PROCEDIMENTOS:
·
Estudo sobre análise de filme em situação
didática a partir do texto “Cinema
e História na sala de aula” de Roberto Catelli Júnior (toda a equipe)
·
Discussão dos aspectos a serem trabalhados a
partir do filme Amistad (toda a
equipe), seguido de recortes do mesmo (Ana Paula e Aparecida)
·
Seleção das expectativas de aprendizagem a serem
trabalhadas em cada ano (Professora supervisora)
·
Pesquisas sobre temas e outras linguagens que
poderiam ser trabalhadas a partir do filme (escravidão no Brasil, em Goiás e
nos EUA, a temática do filme na literatura e em imagens iconográficas)
(Jeniffer, Aparecida, Raí e Adilson)
·
Elaboração dos procedimentos e atividades a serem
aplicados em cada ano a partir da análise dos documentos pesquisados (Duplas de
bolsistas de iniciação à docência)
CRONOGRAMA:
O Projeto Cinema e História - Amistad ocorrerá em dois dias letivos na
forma de oficina de análise de filme divididos da seguinte forma:
·
21/08/2013 – 7° e 8° anos (Vespertino)
·
22/08/2013 – 9° anos
RECURSOS:
Humanos:
·
Equipe do Pibid
·
Turmas de 7º, 8º e 9° anos do ensino fundamental
(vespertino).
Didáticos:
·
Filme Amistad
de Steve Spielberg (1997)
·
Poema Navio Negreiro de Castro Alves
·
Imagens sobre comércio de escravos africanos
AVALIAÇÃO:
·
Resolução de atividades
·
Produção de textos
·
Análise do filme Amistad de Steve Spielberg (1997)
·
Análise de imagem sobre comércio de escravos
africanos
·
Análise do poema Navio Negreiro de Castro Alves
REFERÊNCIAS:
ABUD,
Kátia Maria; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. O cinema no
ensino de história. In: Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2010,
p. 165-177. (Coleção Ideias em ação)
BITTENCOURT,
Circe Maria Fernandes. Usos didáticos de documentos. In: Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004,
p. 327-350. (Coleção Docência em
Formação).
CATELLI
JÚNIOR, Roberto. Cinema e História na sala de aula. In: Temas e linguagens da história: ferramentas para sala de aula no
ensino médio. São Paulo: Scipione, 2009, p. 51-72. (Coleção Pensamento e ação
na sala de aula)
PRATS,
Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos.
EDUCAR EM REVISTA. Especial 2006.
Dossiê Educação Histórica – Editora UFPR – Curitiba – Paraná – Brasil, p.
191-218.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS
ANEXO
1
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE
UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA
|
Colégio Estadual Dom Bosco
Jussara, 20 de agosto de 2013
Professores bolsistas:
Aparecida Maria Ferreira Cândido e Raí Martins Costa
Professora Supervisora: Idelma
do Carmo Silva Ferreira
7º ano B
OFICINA: CINEMA E HISTÓRIA
1º momento do trabalho, assistir o filme “Amistad” filme estadunidense de 1997, do
gênero drama histórico, realizado por Steven Spielberg, e com roteiro escrito
por David Franzoni.
2º momento:
sensibilização e localização no mapa.
Atividade oral:
a) Quais os aspectos que você
considera mais importante no filme?
b)Com relação aos maus tratos e
mortes dos africanos escravizados, o que mais chamou a sua atenção?
c) Como eram aprisionados os
africanos escravizados em suas terras de origem?
3º momento:
analise de imagens com atividade impressa.
a) A partir da imagem responda,
qual era forma que os africanos escravizados eram tratados?
b) Com base na imagem explique
a forma que vocês veem a escravidão.
4º momento:
-
texto: leitura e interpretação do texto:
Trafico negreiro
Chama-se de tráfico negreiro o
transporte forçado de negros como escravos para as Américas e para outras
colônias de países europeus, durante o período colonialista. Na Idade Moderna,
sobretudo a partir da descoberta da América, houve um florescimento da
escravidão. Desenvolvendo-se então um cruel e lucrativo comércio de homens,
mulheres e crianças entre a África e as Américas. A escravidão passou a ser
justificada por razões morais e religiosas e baseada na crença da suposta
superioridade racial e cultural dos europeus.
Os portugueses já usavam o negro como
escravo antes da colonização do Brasil, nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo
Verde. O tráfico para o Brasil, embora ilegal a partir de 1830, somente cessou
em torno de 1850, após a aprovação de uma lei de autoria de Eusébio de Queirós,
depois de intensa pressão do governo britânico, interessado no desenvolvimento
do trabalho livre para a ampliação do mercado consumidor.
Iniciado na primeira metade do
século XVI, o tráfico de escravos negros da África para o Brasil teve grande
crescimento com a expansão da produção de açúcar, a partir de 1560 e com a
descoberta de ouro, no século XVIII. A viagem para o Brasil era dramática,
cerca de 40% dos negros embarcados morriam durante a viagem nos porões dos
navios negreiros, que os transportavam. Mas no final da viagem sempre havia
lucro. Os principais portos de desembarque no Brasil eram a Bahia, Rio de
Janeiro e Pernambuco, de onde seguiam para outras regiões.
Texto adaptado. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_negreiro
1-
Dividir a sala em dupla, para
analisar as questões propostas.
a) A partir
do texto, produza o seu entendimento do que foi comentado.
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE
UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA
|
PROJETO
CINEMA E HISTÓRIA – FILME “AMISTAD”
COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO
JUSSARA, _____ DE AGOSTO DE 2013
ALUNO (A): _____________________________________ 7º ANO B
PROFESSORES BOLSISTAS: Aparecida Maria Ferreira Cândido e
Raí Martins da Costa
PROFESSORA SUPERVISORA: Idelma do Carmo Silva
Análise de imagem
FONTE:
http://veja.abril.com.br/historia/morte-martin-luther-king/historia-negros-escravidao-segregacao-igualdade.shtml
a) A partir da
imagem responda, qual era forma que os africanos escravizados eram tratados?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Com base na imagem explique a forma que vocês veem a
escravidão.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE
UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA
|
PROJETO CINEMA E HISTÓRIA – FILME “AMISTAD”
COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO
JUSSARA, _____ DE AGOSTO DE 2013
ALUNO (A): _____________________________________ 7º ANO B
PROFESSORES BOLSISTAS: Aparecida Maria Ferreira Cândido e
Raí Martins da Costa
PROFESSORA SUPERVISORA: Idelma do Carmo Silva
Leitura e
interpretação do texto:
Trafico negreiro
Chama-se de tráfico negreiro o
transporte forçado de negros como escravos para as Américas e para outras
colônias de países europeus, durante o período colonialista. Na Idade Moderna,
sobretudo a partir da descoberta da América, houve um florescimento da
escravidão. Desenvolvendo-se então um cruel e lucrativo comércio de homens,
mulheres e crianças entre a África e as Américas. A escravidão passou a ser
justificada por razões morais e religiosas e baseada na crença da suposta
superioridade racial e cultural dos europeus.
Os portugueses já usavam o negro como
escravo antes da colonização do Brasil, nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo
Verde. O tráfico para o Brasil, embora ilegal a partir de 1830, somente cessou
em torno de 1850, após a aprovação de uma lei de autoria de Eusébio de Queirós,
depois de intensa pressão do governo britânico, interessado no desenvolvimento
do trabalho livre para a ampliação do mercado consumidor.
Iniciado na primeira metade do
século XVI, o tráfico de escravos negros da África para o Brasil teve grande
crescimento com a expansão da produção de açúcar, a partir de 1560 e com a
descoberta de ouro, no século XVIII. A viagem para o Brasil era dramática,
cerca de 40% dos negros embarcados morriam durante a viagem nos porões dos navios
negreiros, que os transportavam. Mas no final da viagem sempre havia lucro. Os
principais portos de desembarque no Brasil eram a Bahia, Rio de Janeiro e
Pernambuco, de onde seguiam para outras regiões.
Autora:
Vânia Lúcia Lima Viera de Melo
Texto adaptado. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1fico_negreiro
1. Leia o
texto e responda as questões abaixo:
a) A partir
do texto, produza o seu entendimento do que foi comentado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Nos dias atuais podemos dizer que ainda existe
escravidão? De que tipo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANEXO
2
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO
DE HISTÓRIA
|
Colégio Estadual Dom Bosco
Bolsistas: Ana Paula e Jeniffer
Aluno:____________________________________
Turma:______ Ano: 8º ____
Data:____/_____/_______________
Disciplina:_______________________
Navio Negreiro
Castro Alves
[...]
São os filhos do
deserto,
Onde a terra esposa a luz.
Onde vive em campo aberto
A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão.
Ontem simples, fortes, bravos.
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão. . .
Onde a terra esposa a luz.
Onde vive em campo aberto
A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão.
Ontem simples, fortes, bravos.
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão. . .
São mulheres
desgraçadas,
Como Agar o foi também.
Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,
Que nem o leite de pranto
Têm que dar para Ismael.
Como Agar o foi também.
Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,
Que nem o leite de pranto
Têm que dar para Ismael.
Lá nas areias
infindas,
Das palmeiras no país,
Nasceram crianças lindas,
Viveram moças gentis...
Passa um dia a caravana,
Quando a virgem na cabana
Cisma da noite nos véus ...
... Adeus, ó choça do monte,
... Adeus, palmeiras da fonte!...
... Adeus, amores... adeus!...
Das palmeiras no país,
Nasceram crianças lindas,
Viveram moças gentis...
Passa um dia a caravana,
Quando a virgem na cabana
Cisma da noite nos véus ...
... Adeus, ó choça do monte,
... Adeus, palmeiras da fonte!...
... Adeus, amores... adeus!...
Depois, o areal
extenso...
Depois, o oceano de pó.
Depois no horizonte imenso
Desertos... desertos só...
E a fome, o cansaço, a sede...
Ai! quanto infeliz que cede,
E cai p'ra não mais s'erguer!...
Vaga um lugar na cadeia,
Mas o chacal sobre a areia
Acha um corpo que roer.
Depois, o oceano de pó.
Depois no horizonte imenso
Desertos... desertos só...
E a fome, o cansaço, a sede...
Ai! quanto infeliz que cede,
E cai p'ra não mais s'erguer!...
Vaga um lugar na cadeia,
Mas o chacal sobre a areia
Acha um corpo que roer.
Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d'amplidão!
Hoje... o porão negro,A fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d'amplidão!
Hoje... o porão negro,A fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...
Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm'lo de maldade,
Nem são livres p'ra morrer. .
Prende-os a mesma corrente
A vontade por poder...
Hoje... cúm'lo de maldade,
Nem são livres p'ra morrer. .
Prende-os a mesma corrente
[...]
Fonte: https://docs.google.com/document/d/1JhybP7NGRYDtiQgl8BcBPRXRmh4pyALUldJ7gy6pVps/edit?hl=pt_BR&pli=1
- Lendo com atenção o trecho do poema de Castro
Alves Navio Negreiro é possível
relaciona-lo com o filme Amistad em que sentido?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Produza uma breve dissertação de como o filme
e o poema vêm mostrar a questão do trafico de negros para a escravização?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANEXO
3
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE
UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA
|
PROJETO CINEMA E HISTÓRIA
COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO
JUSSARA,_____ DE
________________ DE 2013.
ALUNO (A):
____________________________________________________
PROFESSORES BOLSISTAS DO
PIBID: Adilson e Taynara
PROFESSORA SUPERVISORA: Idelma
Atividade
sobre o filme Amistad
1.
O que
você entendeu sobre o filme?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
No filme os africanos escravizados foram
defendidos quando chegaram aos Estados Unidos.
Quem os defendeu? Qual o grupo político buscava a liberdade desse povo
oprimido e humilhado?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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