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ENSINO E PESQUISA: O PRINCIPIO FORMATIVO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

Abordagens da história da África no currículo referência da rede estadual de educação de Goiás

MAMA ÁFRICA: reconhecimento e valorização da influência africana na cultura brasileira

PROJETO INTERDISCIPLINAR MAMA ÁFRICA

https://drive.google.com/file/d/0B3X712exWGleUHJHc09STFNySU0/view?usp=sharing

Ditadura Militar

sábado, 23 de novembro de 2013

PROJETO CINEMA E HISTÒRIA - FILME AMISTAD






UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS



UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA

TÍTULO: Projeto Cinema e História – Filme Amistad


EIXOS TEMÁTICOS:
7º e 8° anos: A construção da Idade Moderna
9º ano: Mundo contemporâneo/Brasil contemporâneo

CONTEÚDO:
7º ano: Racismo, preconceito e discriminação
8º ano: Diversidade cultural: relações sociais e costumes em Serra Leoa
9º ano: Abolicionismo, democracia e igualdade de direitos

CONCEITOS:

·         Racismo
·         Preconceito
·         Discriminação
·         Diversidade cultural
·         Democracia
·         Igualdade de direitos

PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA:

Os filmes (documentários e de ficção, incluindo os históricos) sempre foram utilizados nas aulas de História. No entanto, deve-se evitar que os filmes sejam utilizados como ilustração de um conteúdo trabalhado ou ainda como confirmação de determinados fatos ou acontecimentos, transmitindo a ideia de que o filme retrata uma verdade histórica. O filme deve ser entendido como um documento histórico e como tal deve ser trabalhado. A aceitação dessa ideia

remonta ao abandono da concepção de História da escola metódica provocado pelo advento da revista Annales e das obras de Marc Bloch e LucienFebvre, nos anos 1930, que colocaram o historiador na condição de fabricante do seu objeto, portanto, sujeito na produção da História (ABUD et all, 2010, p. 168)

Porém, apenas a partir da década de 1970 a produção fílmica “passou a ser vista como um documento de investigação histórica” a partir das renovações teóricas e metodológicas propostas pela terceira geração dos Annales cujas tendências da pesquisa histórica francesa ficaram conhecidas como Nova História (CATELLI JÚNIOR, 2009, p. 52). Portano, o filme é importante tanto para a construção do conhecimento histórico quanto para a produção do saber escolar.
Segundo Kátia Abud [etall, 2010, p. 170], o filme, como documento histórico, “exige instrumentos adequados para sua exploração, obtidos por meio da formulação de uma proposta didática”. Tal proposta deve basear-se em leituras de textos e pesquisas de outras fontes documentais que, contrapostas, possibilitam a apreensão/relação de diferentes visões sobre os mesmos fatos e a compreensão de que conhecimento histórico e produção fílmica estão sujeitos a interpretações daqueles que os produziram.
Outro ponto importante na relação cinema-história apontado por Catelli Júnior (2009, p. 53) são os dois eixos fundamentais de questionamento: 1º. a leitura histórica do filme e 2º. a leitura cinematográfica da história. De certa maneira, tais eixos referem-se às leituras interna e externa do filme. Isto significa que o filme pode ser visto tanto como documento historiográfico quanto como um discurso sobre a história visto que o mesmo remete às representações e ao conhecimento histórico de seus criadores. Tornando-se, portanto, documentos da época em que foram produzidos refletindo visões de mundo, conflitos e contradições (ABUD, 2010, p. 166).
Dessa maneira, para que o estudante não tome a “verdade” fílmica como única, é essencial que a proposta didática contemple aspectos como: a) elementos do conteúdo (roteiro, direção, fotografia, música e atuação dos atores); b) contexto social e político de produção (censura e indústria do cinema) e c) recepção do filme e da audiência (influência da crítica, reação do público, conforme idade, sexo, classe e universo de preocupações) (BITTENCOURT, 2004)
O trabalho com a linguagem cinematográfica na sala de aula pode ser realizado com documentários ou filmes históricos – aqueles cuja temática é fundamentalmente histórica. Para a efetivação de mais um projeto Cinema e História no 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental do Colégio Estadual Dom Bosco, buscou-se um filme que fosse ao encontro dos conteúdos de história ensinados nestas turmas. Tais conteúdos envolvem, por um lado, temas relacionados à história da escravidão africana e sua repercussão ao longo dos séculos por meio de atitudes racistas, preconceituosas e discriminatórias e, por outro, temas voltados para a diversidade cultural, ao abolicionismo, à democracia e à igualdade de direitos.
Com essa perspectiva, o filme histórico selecionado foi Amistad de Steve Spielberg (1997) que narra um fato verídico ocorrido em 1839, a história de um grupo de escravos africanos que se rebela e assume o comando do navio negreiro La Amistad. Tentando retornar à África, o grupo é enganado por dois sobreviventes brancos e levado à costa de Connecticut onde enfrenta os tribunais na tentativa de acusa-lo de assassinato da tripulação. O caso repercute em todos os Estados Unidos e tem-se inicio uma batalha judicial envolvendo o grupo.
Portanto, o filme Amistadconstitui-se em importante fonte documental para os objetivos estabelecidos nesse projeto, sejam eles voltados para a questão diversidade cultural que envolve as relações sociais e costumes dos nativos de Serra Leoa, sejam voltados para os horrores da escravidão africana e da travessia atlântica nos navios negreiros, ou ainda, sejam relacionados a temas como abolicionismo e igualdade de direitos, racismo, preconceito e discriminação.
Sendo assim, é possível questionar: de que forma os estudantes das séries finais do ensino fundamental lidam com a escravidão africana? Qual a visão que eles têm dos escravos africanos e dos afrodescendentes? Que atitudes, eles percebem, predominam entre brancos e não-brancos em nossa sociedade? O que fazer para minimizar atitudes racistas, preconceituosas e discriminatórias?
Diante dessa problematização, o filme apresenta-se, ao lado de outras fontes históricas e de pesquisas (Poema Navio Negreiro de Castro Alves) como um excelente recurso histórico para refletir sobre assuntos que afetam cotidianamente os estudantes brasileiros.
Outro ponto a destacar é que o trabalho com o filme enquanto fonte documental de trabalho do historiador permite que o professor introduza os estudantes no método de análise histórico, visto que o ensino de história requer a introdução ao método histórico (PRATS, 2006). Assim, o estudante experimenta o método histórico a partir do uso didático de documentos. Todavia, não no sentido de torná-lo um pequeno historiador, mas intencionando desenvolver no mesmo a autonomia intelectual que o auxiliará na análise temporal da sociedade.O objetivo do uso do documento histórico favorece o domínio de conceitos históricos e contribui para o desenvolvimento do pensamento histórico (BITTENCOURT, 2004). Esperamos, portanto, contribuir para a formação da consciência histórica dos estudantes que participarão deste projeto.


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

·         Desenvolver atitudes contrárias ao racismo, ao preconceito e qualquer forma de discriminação (7º, 8º e 9º ano).
·         Desenvolver atitudes de respeito e tolerância às diversidades culturais (7º, 8º e 9º ano).
·         Conhecer e aplicar o procedimento do método histórico para a análise de fonte documental (7º, 8º e 9º ano).
·         Valorizar a luta pela igualdade de direitos dos negros (7º ano).
·         Valorizar a ação dos movimentos sociais em prol da democracia e da igualdade de direitos (8º e 9º ano).
·         Questionar as visões preconceituosas sobre a África (9º ano).

PROCEDIMENTOS:

·         Estudo sobre análise de filme em situação didática a partir do texto “Cinema e História na sala de aula” de Roberto Catelli Júnior (toda a equipe)
·         Discussão dos aspectos a serem trabalhados a partir do filme Amistad (toda a equipe), seguido de recortes do mesmo (Ana Paula e Aparecida)
·         Seleção das expectativas de aprendizagem a serem trabalhadas em cada ano (Professora supervisora)
·         Pesquisas sobre temas e outras linguagens que poderiam ser trabalhadas a partir do filme (escravidão no Brasil, em Goiás e nos EUA, a temática do filme na literatura e em imagens iconográficas) (Jeniffer, Aparecida, Raí e Adilson)
·         Elaboração dos procedimentos e atividades a serem aplicados em cada ano a partir da análise dos documentos pesquisados (Duplas de bolsistas de iniciação à docência)

CRONOGRAMA:

            O Projeto Cinema e História - Amistad ocorrerá em dois dias letivos na forma de oficina de análise de filme divididos da seguinte forma:
·         21/08/2013 – 7° e 8° anos (Vespertino)
·         22/08/2013 – 9° anos

RECURSOS:

Humanos:
·         Equipe do Pibid
·         Turmas de 7º, 8º e 9° anos do ensino fundamental (vespertino).

Didáticos:
·         Filme Amistad de Steve Spielberg (1997)
·         Poema Navio Negreiro de Castro Alves
·         Imagens sobre comércio de escravos africanos

AVALIAÇÃO:

·         Resolução de atividades
·         Produção de textos
·         Análise do filme Amistad de Steve Spielberg (1997)
·         Análise de imagem sobre comércio de escravos africanos
·         Análise do poema Navio Negreiro de Castro Alves

REFERÊNCIAS:

ABUD, Kátia Maria; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. O cinema no ensino de história. In: Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 165-177. (Coleção Ideias em ação)

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Usos didáticos de documentos. In: Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, p. 327-350.  (Coleção Docência em Formação).

CATELLI JÚNIOR, Roberto. Cinema e História na sala de aula. In: Temas e linguagens da história: ferramentas para sala de aula no ensino médio. São Paulo: Scipione, 2009, p. 51-72. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula)

PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. EDUCAR EM REVISTA. Especial 2006. Dossiê Educação Histórica – Editora UFPR – Curitiba – Paraná – Brasil, p. 191-218.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS



ANEXO 1


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA


Colégio Estadual Dom Bosco
Jussara, 20 de agosto de 2013
Professores bolsistas: Aparecida Maria Ferreira Cândido e Raí Martins Costa
Professora Supervisora: Idelma do Carmo Silva Ferreira
7º ano B


OFICINA: CINEMA E HISTÓRIA

1º momento do trabalho, assistir o filme “Amistad” filme estadunidense de 1997, do gênero drama histórico, realizado por Steven Spielberg, e com roteiro escrito por David Franzoni.

2º momento: sensibilização e localização no mapa.
Atividade oral:
a) Quais os aspectos que você considera mais importante no filme?
b)Com relação aos maus tratos e mortes dos africanos escravizados, o que mais chamou a sua atenção?
c) Como eram aprisionados os africanos escravizados em suas terras de origem?

3º momento: analise de imagens com atividade impressa.
a) A partir da imagem responda, qual era forma que os africanos escravizados eram tratados?
b) Com base na imagem explique a forma que vocês veem a escravidão.





4º momento:
-        texto: leitura e interpretação do texto:
            Trafico negreiro
            Chama-se de tráfico negreiro o transporte forçado de negros como escravos para as Américas e para outras colônias de países europeus, durante o período colonialista. Na Idade Moderna, sobretudo a partir da descoberta da América, houve um florescimento da escravidão. Desenvolvendo-se então um cruel e lucrativo comércio de homens, mulheres e crianças entre a África e as Américas. A escravidão passou a ser justificada por razões morais e religiosas e baseada na crença da suposta superioridade racial e cultural dos europeus.
          Os portugueses já usavam o negro como escravo antes da colonização do Brasil, nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. O tráfico para o Brasil, embora ilegal a partir de 1830, somente cessou em torno de 1850, após a aprovação de uma lei de autoria de Eusébio de Queirós, depois de intensa pressão do governo britânico, interessado no desenvolvimento do trabalho livre para a ampliação do mercado consumidor.
           Iniciado na primeira metade do século XVI, o tráfico de escravos negros da África para o Brasil teve grande crescimento com a expansão da produção de açúcar, a partir de 1560 e com a descoberta de ouro, no século XVIII. A viagem para o Brasil era dramática, cerca de 40% dos negros embarcados morriam durante a viagem nos porões dos navios negreiros, que os transportavam. Mas no final da viagem sempre havia lucro. Os principais portos de desembarque no Brasil eram a Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco, de onde seguiam para outras regiões.

1-                 Dividir a sala em dupla, para analisar as questões propostas.
a) A partir do texto, produza o seu entendimento do que foi comentado.
b)Nos dias atuais podemos dizer que ainda existe escravidão? De que tipo?






UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA


PROJETO CINEMA E HISTÓRIA – FILME “AMISTAD”
COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO
JUSSARA, _____ DE AGOSTO DE 2013
ALUNO (A): _____________________________________ 7º ANO B
PROFESSORES BOLSISTAS: Aparecida Maria Ferreira Cândido e Raí Martins da Costa
PROFESSORA SUPERVISORA: Idelma do Carmo Silva

Análise de imagem


FONTE: http://veja.abril.com.br/historia/morte-martin-luther-king/historia-negros-escravidao-segregacao-igualdade.shtml

a) A partir da imagem responda, qual era forma que os africanos escravizados eram tratados?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Com base na imagem explique a forma que vocês veem a escravidão.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA


PROJETO CINEMA E HISTÓRIA – FILME “AMISTAD”
COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO
JUSSARA, _____ DE AGOSTO DE 2013
ALUNO (A): _____________________________________ 7º ANO B
PROFESSORES BOLSISTAS: Aparecida Maria Ferreira Cândido e Raí Martins da Costa
PROFESSORA SUPERVISORA: Idelma do Carmo Silva

Leitura e interpretação do texto:
            Trafico negreiro
            Chama-se de tráfico negreiro o transporte forçado de negros como escravos para as Américas e para outras colônias de países europeus, durante o período colonialista. Na Idade Moderna, sobretudo a partir da descoberta da América, houve um florescimento da escravidão. Desenvolvendo-se então um cruel e lucrativo comércio de homens, mulheres e crianças entre a África e as Américas. A escravidão passou a ser justificada por razões morais e religiosas e baseada na crença da suposta superioridade racial e cultural dos europeus.
          Os portugueses já usavam o negro como escravo antes da colonização do Brasil, nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. O tráfico para o Brasil, embora ilegal a partir de 1830, somente cessou em torno de 1850, após a aprovação de uma lei de autoria de Eusébio de Queirós, depois de intensa pressão do governo britânico, interessado no desenvolvimento do trabalho livre para a ampliação do mercado consumidor.
           Iniciado na primeira metade do século XVI, o tráfico de escravos negros da África para o Brasil teve grande crescimento com a expansão da produção de açúcar, a partir de 1560 e com a descoberta de ouro, no século XVIII. A viagem para o Brasil era dramática, cerca de 40% dos negros embarcados morriam durante a viagem nos porões dos navios negreiros, que os transportavam. Mas no final da viagem sempre havia lucro. Os principais portos de desembarque no Brasil eram a Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco, de onde seguiam para outras regiões.
Autora: Vânia Lúcia Lima Viera de Melo

1. Leia o texto e responda as questões abaixo:
a) A partir do texto, produza o seu entendimento do que foi comentado.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Nos dias atuais podemos dizer que ainda existe escravidão? De que tipo? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANEXO 2


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA


Colégio Estadual Dom Bosco
Bolsistas: Ana Paula e Jeniffer
Aluno:____________________________________ Turma:______ Ano: 8º ____
Data:____/_____/_______________ Disciplina:_______________________



Navio Negreiro
Castro Alves

[...]
São os filhos do deserto,
Onde a terra esposa a luz.
Onde vive em campo aberto
A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados
Que com os tigres mosqueados
Combatem na solidão.
Ontem simples, fortes, bravos.
Hoje míseros escravos,
Sem luz, sem ar, sem razão. . . 
São mulheres desgraçadas,
Como Agar o foi também.
Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,
Que nem o leite de pranto
Têm que dar para Ismael. 
Lá nas areias infindas,
Das palmeiras no país,
Nasceram crianças lindas,
Viveram moças gentis...
Passa um dia a caravana,
Quando a virgem na cabana
Cisma da noite nos véus ...
... Adeus, ó choça do monte,
... Adeus, palmeiras da fonte!...
... Adeus, amores... adeus!... 
Depois, o areal extenso...
Depois, o oceano de pó.
Depois no horizonte imenso
Desertos... desertos só...
E a fome, o cansaço, a sede...
Ai! quanto infeliz que cede,
E cai p'ra não mais s'erguer!...
Vaga um lugar na cadeia,
Mas o chacal sobre a areia
Acha um corpo que roer. 
Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d'amplidão!
Hoje... o porão negro,A fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar... 
Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm'lo de maldade,
Nem são livres p'ra morrer. .
Prende-os a mesma corrente
[...]

Fonte: https://docs.google.com/document/d/1JhybP7NGRYDtiQgl8BcBPRXRmh4pyALUldJ7gy6pVps/edit?hl=pt_BR&pli=1

  1. Lendo com atenção o trecho do poema de Castro Alves Navio Negreiro é possível relaciona-lo com o filme Amistad em que sentido?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  1. Produza uma breve dissertação de como o filme e o poema vêm mostrar a questão do trafico de negros para a escravização?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



ANEXO 3


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA


PROJETO CINEMA E HISTÓRIA
COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO
JUSSARA,_____ DE ________________ DE 2013.
ALUNO (A): ____________________________________________________
PROFESSORES BOLSISTAS DO PIBID: Adilson e Taynara
PROFESSORA SUPERVISORA: Idelma

Atividade sobre o filme Amistad

1.       O que você entendeu sobre o filme?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.      
     No filme os africanos escravizados foram defendidos quando chegaram aos Estados Unidos.  Quem os defendeu? Qual o grupo político buscava a liberdade desse povo oprimido e humilhado? 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

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