UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE
UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO
DE HISTÓRIA
|
Aparecida Maria Ferreira Cândido
Jeniffer Amaral de Oliveira
PROJETO DO MINICURSO
Turma:
9º ano ensino fundamental
Duração:
3 aulas de 50 min.
Ano
de realização: 1º bimestre do ano letivo de 2013
Eixo
Temático: Brasil contemporâneo
Tema:
ERA VARGAS
Justificativa:
Este
é um trabalho executado pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação a Docência), que visa à necessidade de proporcionar o
contato do aluno com o vestígio histórico. Trabalhar a “Era Vargas” tem tamanha
importância quanto trabalhar a República Velha, pois é através da Era Vargas
que se pode obter os conhecimentos necessário tanto sobre o governo de Vargas
quanto aos acontecimentos da época como a depleção de 1929-1933. Tendo em mente
que estes conhecimentos será de suma importância já que são muito requisitados
em provas de vestibulares e do Enem.
Conteúdos:
v
As
eleições e o movimento de 1930.
v
Era
Vargas.
v
Governo
provisório.
v
Oposição
paulista.
v
Governo
Constitucional de Vargas.
v
Os
integralistas.
v
Os
Aliancistas.
v
O
Levante Comunista.
v
O
Estado Novo.
v
Violência
e propaganda.
v
Economia:
Indústria e Agricultura.
v
Populismo.
Apresentar
para os alunos a musica “doutor Getulio” do autor Chico Buarque e cantora
Simone, com o interesse de levantar algumas questões sobre o a Era Vargas.
ü Quem foi Getúlio
Vargas?
ü Como ele atingiu
o poder?
ü Por quantos anos
ele foi presidente?
ü Como foi sua
queda?
Objetivos:
ü Analisar
e identificar os agentes que favoreceram a ascensão de Getulio Vargas ao poder.
ü
Compreender
as transformações políticas e socioeconômicas do período Vargas.
ü
Discutir
os conceitos: revolução, populismo e ditadura.
Conceitos:
ü Tempo e Memória
ü
Revolução,
populismo e ditadura
Metodologia de desenvolvimento:
Dividiremos
em três etapas:
1ª
etapa:
Após
o levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre o tema “Era Vargas”, e o
conhecimento sobe políticas, introduziremosa discussão sobre o tema, depois
abriremos espaço para a exposição de idéias dos alunos sobre o tema, em seguida
nós discutiremos como foi o início da Era Vargas e como aconteceu a ascensão de
Vargas no poder.
Tempo:
1 aula.
2ª
etapa:
Retornaremos
o debate, relembrando alguns tópicos da aula anterior e discutindo alguns
aspectos da revolução de 30, suas conseqüências e contribuições para a
população através das mudanças ocorridas neste período, outra vez trazendo a
participação dos alunos sobre esses tópicos, e procurar desenvolver o dialogo
sobre o processo na política e o quão foi a resposta da população com essas
mudanças.
Tempo:
1 aula.
3ª
etapa:
Num
terceiro momento finalizaremos as discussões sobre a Era Vargas, questionando
aos alunos sobre o que foi discutido em sala e se isso mudou sua forma de ver a
política e se os debates ocorridos em sala de aula contribuíram para ampliar os
conhecimentos dos fatos ocorridos nesse período.Aplicaremos um exercício, a
análise de uma musica, caso ocorra de não dar tempo de aplicar essa tarefa em
sala, ficara como tarefa de casa.
Tempo:1
aula
Avaliação:
Solicitaremos
para os alunos analisarem uma musica sobre governo de Vargas estabelecendo uma comparação
com o conteúdo trabalhado em sala. Logo após,responder algumas questões
relacionadas a esta. Sendo que o principal interesse desta atividade é
despertar o senso critico do aluno.
Cronograma de execução:
O
tempo estimado para a aplicação deste projeto é de 3 (três) aulas, sendo estas
de 50 (cinquenta) minutos cada. Na primeira semana de Abril do ano de 2013, nos
dias de segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, nas turmas do
9º Ano C e9º Ano D.
Recursos humanos e materiais
necessários:
·
Humanos
Ø Bolsistas do
Pibid; (Aparecida e Jeniffer)
Ø Professora;
(Idelma)
Ø Alunos; (25 alunos no 9º C e 22 alunos no 9º D)
Ø Materiais
Ø Quadro;
Ø Giz;
Ø Livro Didático;
Ø Retroprojetor;
Ø Imagens; (fotos)
Ø Texto impresso
(musica)
Fontes:
BOULO,
Junior Alfredo. História – Sociedade e Cidadania. 9º ano. São Paulo: FTD, 2009,
(coleção História – Sociedade & Cidadania).
Disponível
no site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estado-novo/plano-cohen.php (acessado em
21/03/2013)
Disponível
no site: http://www.historiabrasileira.com/era-vargas/estado-novo/ (acessado em
20/03/2013).
Disponível
no site: http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/governo-provisori-de-getulio-vargas (acessado em
20/03/2013).
FONSECA,
Selva Guimarães. Didática e pratica de ensino de historia: Experiência,
reflexões e aprendizados/ Selva Guimarães Fonseca. Campinas, SP: Papirus, 2003.
– (coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico)
ANEXO
ATIVIDADES
Chico Buarque - Dr. Getúlio
Foi o chefe mais amado da nação
Desde o sucesso da revolução
Liderando os liberais
Foi o pai dos mais humildes brasileiros
Lutando contra grupos financeiros
E altos interesses internacionais
Deu início a um tempo de transformações
Guiado pelo anseio de justiça
E de liberdade social
E depois de compelido a se afastar
Voltou pelos braços do povo
Em campanha triunfal
Abram alas que Gegê vai passar
Olha a evolução da história
Abram alas pra Gegê desfilar
Na memória popular
Foi o chefe mais amado da nação
A nós ele entregoui seu coração
Que não largaremos mais
Não, pois nossos corações hão de ser nossos
A terra, o nosso sangue, os nossos poços
O petróleo é nosso, os nossos carnavais
Sim, puniu os traidores com o perdão
E encheu de brios todo o nosso povo
Povo que a ninguém será servil
E partindo nos deixou uma lição
A Pátria, afinal, ficar livre
Ou morrer pelo Brasil
Abram alas que Gegê vai passar
Olha a evolução da história
Abram alas pra Gegê desfilar
Na memória popular
Desde o sucesso da revolução
Liderando os liberais
Foi o pai dos mais humildes brasileiros
Lutando contra grupos financeiros
E altos interesses internacionais
Deu início a um tempo de transformações
Guiado pelo anseio de justiça
E de liberdade social
E depois de compelido a se afastar
Voltou pelos braços do povo
Em campanha triunfal
Abram alas que Gegê vai passar
Olha a evolução da história
Abram alas pra Gegê desfilar
Na memória popular
Foi o chefe mais amado da nação
A nós ele entregoui seu coração
Que não largaremos mais
Não, pois nossos corações hão de ser nossos
A terra, o nosso sangue, os nossos poços
O petróleo é nosso, os nossos carnavais
Sim, puniu os traidores com o perdão
E encheu de brios todo o nosso povo
Povo que a ninguém será servil
E partindo nos deixou uma lição
A Pátria, afinal, ficar livre
Ou morrer pelo Brasil
Abram alas que Gegê vai passar
Olha a evolução da história
Abram alas pra Gegê desfilar
Na memória popular
Fonte: Musica; Dr. Getúlio escrita por Chico
Buarque de Holanda no ano de 1983 e interpretada por Simone em 1985.
Colégio Estadual Dom Bosco
Nome:_____________________________________
Turma:__________ Data:___/____/____________
ANÁLISE DE MÚSICA
1 1)- Com base nos textos
trabalhados faça uma analise da musica “Dr. Getúlio”, em primeiro ponto o que
ela aborda.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)- Explique por que o
autor faz esta exaltação de Getúlio Vargas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)- Agora chegou sua vez,
produza uma crítica ou uma defesa em forma de poema ou musica (paródia) ao
Presidente Getúlio Vargas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário