expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

ENSINO E PESQUISA: O PRINCIPIO FORMATIVO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

Abordagens da história da África no currículo referência da rede estadual de educação de Goiás

MAMA ÁFRICA: reconhecimento e valorização da influência africana na cultura brasileira

PROJETO INTERDISCIPLINAR MAMA ÁFRICA

https://drive.google.com/file/d/0B3X712exWGleUHJHc09STFNySU0/view?usp=sharing

Ditadura Militar

sábado, 23 de novembro de 2013

PROJETO DO MINICURSO - 9º ANO







UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE HISTÓRIA



Aparecida Maria Ferreira Cândido
Jeniffer Amaral de Oliveira


PROJETO DO MINICURSO


Turma: 9º ano ensino fundamental
Duração: 3 aulas de 50 min.
Ano de realização: 1º bimestre do ano letivo de 2013

Eixo Temático: Brasil contemporâneo
Tema: ERA VARGAS

Justificativa:

         Este é um trabalho executado pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), que visa à necessidade de proporcionar o contato do aluno com o vestígio histórico. Trabalhar a “Era Vargas” tem tamanha importância quanto trabalhar a República Velha, pois é através da Era Vargas que se pode obter os conhecimentos necessário tanto sobre o governo de Vargas quanto aos acontecimentos da época como a depleção de 1929-1933. Tendo em mente que estes conhecimentos será de suma importância já que são muito requisitados em provas de vestibulares e do Enem.

Conteúdos:

v  As eleições e o movimento de 1930.
v  Era Vargas.
v  Governo provisório.
v  Oposição paulista.
v  Governo Constitucional de Vargas.
v  Os integralistas.
v  Os Aliancistas.
v  O Levante Comunista.
v  O Estado Novo.
v  Violência e propaganda.
v  Economia: Indústria e Agricultura.
v  Populismo.




Problematização:

      Apresentar para os alunos a musica “doutor Getulio” do autor Chico Buarque e cantora Simone, com o interesse de levantar algumas questões sobre o a Era Vargas.
 ü  Quem foi Getúlio Vargas?
ü  Como ele atingiu o poder?
ü  Por quantos anos ele foi presidente?
ü  Como foi sua queda?


Objetivos:

ü    Analisar e identificar os agentes que favoreceram a ascensão de Getulio Vargas ao poder.
ü  Compreender as transformações políticas e socioeconômicas do período Vargas.
ü  Discutir os conceitos: revolução, populismo e ditadura.

Conceitos:


ü  Tempo e Memória
ü  Revolução, populismo e ditadura

Metodologia de desenvolvimento:

Dividiremos em três etapas:

1ª etapa:
Após o levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre o tema “Era Vargas”, e o conhecimento sobe políticas, introduziremosa discussão sobre o tema, depois abriremos espaço para a exposição de idéias dos alunos sobre o tema, em seguida nós discutiremos como foi o início da Era Vargas e como aconteceu a ascensão de Vargas no poder.
Tempo: 1 aula.

2ª etapa:
Retornaremos o debate, relembrando alguns tópicos da aula anterior e discutindo alguns aspectos da revolução de 30, suas conseqüências e contribuições para a população através das mudanças ocorridas neste período, outra vez trazendo a participação dos alunos sobre esses tópicos, e procurar desenvolver o dialogo sobre o processo na política e o quão foi a resposta da população com essas mudanças.
Tempo: 1 aula.

3ª etapa:
Num terceiro momento finalizaremos as discussões sobre a Era Vargas, questionando aos alunos sobre o que foi discutido em sala e se isso mudou sua forma de ver a política e se os debates ocorridos em sala de aula contribuíram para ampliar os conhecimentos dos fatos ocorridos nesse período.Aplicaremos um exercício, a análise de uma musica, caso ocorra de não dar tempo de aplicar essa tarefa em sala, ficara como tarefa de casa.
Tempo:1 aula

Avaliação:

Solicitaremos para os alunos analisarem uma musica sobre governo de Vargas estabelecendo uma comparação com o conteúdo trabalhado em sala. Logo após,responder algumas questões relacionadas a esta. Sendo que o principal interesse desta atividade é despertar o senso critico do aluno.

Cronograma de execução:

O tempo estimado para a aplicação deste projeto é de 3 (três) aulas, sendo estas de 50 (cinquenta) minutos cada. Na primeira semana de Abril do ano de 2013, nos dias de segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, nas turmas do 9º Ano C e9º Ano D.

Recursos humanos e materiais necessários:

·         Humanos
Ø  Bolsistas do Pibid; (Aparecida e Jeniffer)
Ø  Professora; (Idelma)
Ø  Alunos; (25 alunos no 9º C e 22 alunos no 9º D)

Ø  Materiais
Ø  Quadro;
Ø  Giz;
Ø  Livro Didático;
Ø  Retroprojetor;
Ø  Imagens; (fotos)
Ø  Texto impresso (musica)

Fontes:

BOULO, Junior Alfredo. História – Sociedade e Cidadania. 9º ano. São Paulo: FTD, 2009, (coleção História – Sociedade & Cidadania).
Disponível no site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estado-novo/plano-cohen.php (acessado em 21/03/2013)
Disponível no site: http://www.historiabrasileira.com/era-vargas/estado-novo/ (acessado em 20/03/2013).
Disponível no site: http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/governo-provisori-de-getulio-vargas (acessado em 20/03/2013).
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e pratica de ensino de historia: Experiência, reflexões e aprendizados/ Selva Guimarães Fonseca. Campinas, SP: Papirus, 2003. – (coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico)


 ANEXO


                                         ATIVIDADES


Chico Buarque - Dr. Getúlio

Foi o chefe mais amado da nação
Desde o sucesso da revolução
Liderando os liberais
Foi o pai dos mais humildes brasileiros
Lutando contra grupos financeiros
E altos interesses internacionais
Deu início a um tempo de transformações
Guiado pelo anseio de justiça
E de liberdade social
E depois de compelido a se afastar
Voltou pelos braços do povo
Em campanha triunfal

Abram alas que Gegê vai passar
Olha a evolução da história
Abram alas pra Gegê desfilar
Na memória popular

Foi o chefe mais amado da nação
A nós ele entregoui seu coração
Que não largaremos mais
Não, pois nossos corações hão de ser nossos
A terra, o nosso sangue, os nossos poços
O petróleo é nosso, os nossos carnavais
Sim, puniu os traidores com o perdão
E encheu de brios todo o nosso povo
Povo que a ninguém será servil
E partindo nos deixou uma lição
A Pátria, afinal, ficar livre
Ou morrer pelo Brasil

Abram alas que Gegê vai passar
Olha a evolução da história
Abram alas pra Gegê desfilar
Na memória popular

Fonte: Musica; Dr. Getúlio escrita por Chico Buarque de Holanda no ano de 1983 e interpretada por Simone em 1985.






Colégio Estadual Dom Bosco
Nome:_____________________________________
Turma:__________    Data:___/____/____________


ANÁLISE DE MÚSICA

1 1)-  Com base nos textos trabalhados faça uma analise da musica “Dr. Getúlio”, em primeiro ponto o que ela aborda.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
   2)-   Explique por que o autor faz esta exaltação de Getúlio Vargas? 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
   3)-   Agora chegou sua vez, produza uma crítica ou uma defesa em forma de poema ou musica (paródia) ao Presidente Getúlio Vargas.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário