COLÉGIO ESTADUAL DOM
BOSCO
Turma: 3º ano EM
Ano: 2014
Grau: Ensino Fundamental e EM
Semestre: 1º
Turno: Matutino e Vespertino
Disciplina: História
Tempo: 2h40min. (02 aulas)
Data: 22/05/2014
Bolsistas:
Fabiana dos Santos
Silva
Elizangela Marcelina
de Araújo
Weiller César Almeida
Tema: Ditadura Militar
Conteúdo:
·
Ditadura Militar;
·
Governo “Jango”
·
AI5;
·
Democracia Corinthiana;
Conceitos:
·
Golpe de 64
·
Ditadura Militar
·
Democracia
·
Processo Histórico
Expectativas de
aprendizagem:
·
Reconhecer o processo histórico da DM;
·
Compreender o contexto histórico do
processo da DM;
·
Compreender a Democracia Brasileira sob
a perspectiva do futebol;
·
Resgatar a memória oral e visual e
fazer com que o aluno identifique os fatores que contribuíram para essa
História.
Estratégias:
·
Fazer com que o aluno trabalhe com algo
diferente e dinâmico através do filme, da música, dessa forma será possível
estabelecer relações entre o passado e o presente. Isto será feito a partir da
exposição dialogada do conteúdo, da análise dodocumentário e da produção de
texto.
Justificativa:
A justificativa para o plano de aula
elaborado para a minicurso se deu em torno da necessidade de abordar os 50 anos do golpe militar no Brasil. O assunto volta a
ganhar força não apenas pelo triste aniversário, mas também pela quantidade de
revelações que surgem sobre os 21 anos em que os militares estiveram no poder.
Neste minicurso, apresentamos as perspectivas em meio a uma estrutura falida
e conservadora na qual se encontrava o governo nesse momento, onde um clube de
futebol brasileiro consegue alterar as regras do jogo. Não objetiva títulos,
mas condições dignas de trabalho baseadas no diálogo e no respeito. Caracterizando a
democracia brasileira nos aspectos sociais, políticos e culturais.
Daí, o plano de aula
foi elaborado buscando-se construir uma outra forma de visão, a fim de
possibilitar aos alunos um aprendizado numa perspectiva lúdica e dinâmica,
analisando a paixão do brasileiro, o futebol.
Sendo assim, os
objetivos do plano de aula foram traçados buscando trazer de alguma forma para
a turma uma contribuição diferenciada, observando a o papel do futebol para a
redemocratização do governo brasileiro.
. Problematização:
·
Quais a importancia do futebol para o
governo brasileiro?
Metodologia:
·
1º momento:
explicação do minicurso fazer e provocações acerca do tema Ditadura Militar;
·
2º momento:
video de apresentação;
·
3º momento:
explicar os conceitos, apresentados no video e levantados pelos alunos dentro
da sala de aula;
·
4º momento:
analise da música Cálice – Chico Buarque
·
5º momento
discussão da música e aplicação da mesma nos dias de hoje
·
6º momento
curta “Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana”
·
7º momento
analise do curta e discussão da condição da democracia já no final do regime
militar, e a contribuição do futebol para esse processo.
·
8º momento
aplicação do simulado.
Recursos Materiais:
·
Quadro;
·
Giz;
·
Apagador;
·
Filme: “Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana”;
·
Computador;
·
Data show;
Recursos Humanos
·
Professor
·
Aluno
Avaliação:
·
Avaliação
escrita; Simulado.
Referências
Bibliográficas:
REZENDE, Maria Jose. A ditadura militar no Brasil: Repressão e
Pretensão de Legitimidade – 1964 – 1984 (Livro eletrônico). Londrina:
Eduel, 2013.
TOLEDO, Caio Navarro de. O governo Goulart e o golpe de 64.
Brasília: Editora Brasiliense.
Referências
Eletrônicas:
Cálice
– Chico Buarque- Disponível emhttp://www.youtube.com/watch?v=ngmEqwrweiYAcessado
em 16/05/2014
“Ser Campeão é
detalhe: Democracia Corinthiana” - Disponivel em:
http://portacurtas.org.br/filme/?name=ser_campeao_e_detalhe_democracia_corinthiana, Acessado
em 16/05/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário