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Ditadura Militar

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

PLANO DE AULA- DITADURA MILITAR




COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO
Turma: 3º ano EM
Ano: 2014
Grau: Ensino Fundamental e EM
Semestre: 1º
Turno: Matutino e Vespertino
Disciplina: História
Tempo: 2h40min. (02 aulas)
Data: 22/05/2014
Bolsistas:
Fabiana dos Santos Silva
Elizangela Marcelina de Araújo
Weiller César Almeida

Tema: Ditadura Militar

Conteúdo:
·         Ditadura Militar;
·         Governo “Jango”
·         AI5;
·         Democracia Corinthiana;

Conceitos:
·         Golpe de 64   
·         Ditadura Militar
·         Democracia
·         Processo Histórico

Expectativas de aprendizagem:
·         Reconhecer o processo histórico da DM;
·         Compreender o contexto histórico do processo da DM;
·         Compreender a Democracia Brasileira sob a perspectiva do futebol;
·         Resgatar a memória oral e visual e fazer com que o aluno identifique os fatores que contribuíram para essa História.


 Estratégias:

·         Fazer com que o aluno trabalhe com algo diferente e dinâmico através do filme, da música, dessa forma será possível estabelecer relações entre o passado e o presente. Isto será feito a partir da exposição dialogada do conteúdo, da análise dodocumentário e da produção de texto.

Justificativa:
A justificativa para o plano de aula elaborado para a minicurso se deu em torno da necessidade de abordar os 50 anos do golpe militar no Brasil. O assunto volta a ganhar força não apenas pelo triste aniversário, mas também pela quantidade de revelações que surgem sobre os 21 anos em que os militares estiveram no poder. Neste minicurso, apresentamos as perspectivas em meio a uma estrutura falida e conservadora na qual se encontrava o governo nesse momento, onde um clube de futebol brasileiro consegue alterar as regras do jogo. Não objetiva títulos, mas condições dignas de trabalho baseadas no diálogo e no respeito. Caracterizando a democracia brasileira nos aspectos sociais, políticos e culturais.
Daí, o plano de aula foi elaborado buscando-se construir uma outra forma de visão, a fim de possibilitar aos alunos um aprendizado numa perspectiva lúdica e dinâmica, analisando a paixão do brasileiro, o futebol.
Sendo assim, os objetivos do plano de aula foram traçados buscando trazer de alguma forma para a turma uma contribuição diferenciada, observando a o papel do futebol para a redemocratização do governo brasileiro.

. Problematização:
·         Quais a importancia do futebol para o governo brasileiro?

Metodologia:
·         1º momento: explicação do minicurso fazer e provocações acerca do tema Ditadura Militar;
·         2º momento: video de apresentação;
·         3º momento: explicar os conceitos, apresentados no video e levantados pelos alunos dentro da sala de aula;
·         4º momento: analise da música Cálice – Chico Buarque
·         5º momento discussão da música e aplicação da mesma nos dias de hoje
·         6º momento curta “Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana”
·         7º momento analise do curta e discussão da condição da democracia já no final do regime militar, e a contribuição do futebol para esse processo.
·         8º momento aplicação do simulado.

 Recursos Materiais:
·         Quadro;
·         Giz;
·         Apagador;
·         Filme: “Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana”;
·         Computador;
·         Data show;



Recursos Humanos

·         Professor
·         Aluno


Avaliação:

·         Avaliação escrita; Simulado.





Referências Bibliográficas:

REZENDE, Maria Jose. A ditadura militar no Brasil: Repressão e Pretensão de Legitimidade – 1964 – 1984 (Livro eletrônico). Londrina: Eduel, 2013.

TOLEDO, Caio Navarro de. O governo Goulart e o golpe de 64. Brasília: Editora Brasiliense.

Referências Eletrônicas:

Cálice – Chico Buarque- Disponível emhttp://www.youtube.com/watch?v=ngmEqwrweiYAcessado em 16/05/2014

“Ser Campeão é detalhe: Democracia Corinthiana”  - Disponivel em:

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