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ENSINO E PESQUISA: O PRINCIPIO FORMATIVO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA

Abordagens da história da África no currículo referência da rede estadual de educação de Goiás

MAMA ÁFRICA: reconhecimento e valorização da influência africana na cultura brasileira

PROJETO INTERDISCIPLINAR MAMA ÁFRICA

https://drive.google.com/file/d/0B3X712exWGleUHJHc09STFNySU0/view?usp=sharing

Ditadura Militar

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

 PROJETO MINICURSO “DITADURA MILITAR- PARA SER RELEMBRADO”


    -      Eixo (s) temático (S)
9º ano - Mundo Contemporâneo e Brasil Contemporâneo
3º série- Poder, Política e Estado e a Democracia Moderna: Cidadania, Direitos e Deveres.


2    -      Tema- Ditadura Militar

3    -      Conteúdos
9º ano
Brasil – Ditadura Militar
Ditadura Militar e a Música

3º série
Democracia Moderna: formas direta e indireta de participação política e democracia versus autoritarismo
Ditadura Militar e a Música


4    -       Conceitos
Autoritarismo
Democracia
Subversão
Ditadura
Comunismo
Censura
MPB- Cultura Popular Brasileira

5     -      Problematização

            O minicurso se construirá sobre a perspectiva de compreender a atuação da instituição política autoritária que foi a ditadura Militar, no cenário brasileiro dos anos de 1964 à 1985. Transformações essas que geraram rupturas sociais, políticas, econômicas para a sociedade, visto que com esse governo autoritário a visão sobre os sujeitos da sociedade que tinham idéias contrárias ao governo eram subversivos, e a estes só restava calá-los. Assim ao longo do desenvolvimento do minicurso ter-se-á a compreensão deste período tão recente na história, que ainda permanece viva na memória dos envolvidos diretamente com as repressões que a Ditadura Militar causou, na vida destes sujeitos.
             Mas para entender esse governo autoritário que se instaurou no Brasil é necessário entender as influências mundiais, que repercutiram após a 2º Guerra Mundial. O mundo depois da guerra passa a ser compreendido a partir da visão de dois blocos econômicos os “capitalistas” e os “socialistas”. Ao apoiar um dos lados você se tornaria refém do bloco. Desta maneira o Brasil passa apoiar o lado capitalista.
       Ressaltar as transformações trazidas com a Guerra Fria, foram dignas de um grande aceleramento, o que Hobsbawm chama de um “impacto da extraordinária explosão econômica da Era do Ouro e depois, com suas conseqüentes mudanças sociais e culturais [...] (HOBSBAWM, 2008, p. 25). O mundo a partir da década de 1950 sofre uma reviravolta a partir destas questões levantadas.
          O bloco capitalista tendo como base o desenvolvimento de um comércio transnacional inicia um processo de expansão de fronteira, levando assim o desenvolvimento das grandes potências econômicas fora dos padrões de um mundo europeizado. Mas em contrapartida o mundo socialista vai ganhando adeptos pelo mundo. As idéias trazidas pela Revolução Russa são atraentes aos grupos marginalizados da sociedade. Dessa forma constrói-se uma visão da luta por um mundo socialista.
             Nessa perspectiva de propagação de novas idéias pelo mundo, vai construindo estereótipos de um governo populista criado logo após a renúncia do então presidente Jânio Quadros em 1961, passando a assumir seu lugar o vice João Goulart, que tomou posse a presidência num clima político adverso.  João Goulart cria uma situação propícia para a insatisfação das classes dos empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média brasileira, visto que ele passa a apoiar as organizações sociais, sendo eles movimentos estudantis, trabalhistas sejam urbanos ou rurais. Essas transformações levaram a instauração do medo da implantação de um sistema socialista no Brasil.
Dessa maneira os partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defende as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país.
Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.
O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Este cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.[1]
Dessa forma depois de traçar o perfil interno da implantação do órgão Ditadura militar é necessário deixar claro para os alunos o porquê da implantação da ditadura. O que motivou o Brasil a apoiar o lado capitalista? Por outro lado, é preciso entender como o comunismo propagado pelo discurso militar se constrói sobre um viés de um mal social a ser combatido, além de compreender como a sociedade brasileira, principalmente os universitários, artistas e os movimentos sociais das mais diversas categorias lutaram por melhores condições de vida e contra o sistema opressor. Além do mais para se entender esse processo é necessário fazer uma pergunta: o que está acontecendo no mundo que influenciou diretamente na construção cultural dos brasileiros, os motivando a lutar por uma sociedade melhor?
Essas são algumas das perguntas que são necessárias que os alunos entendam para poder compreender o período da Ditadura Militar no Brasil. Poder discutir com os estudantes esse período e fazer com que os alunos se sintam construtores da sua própria história levando em consideração que este governo autoritário mesmo que tendo grandes avanços econômicos, foi sim, um governo de torturas, de violação de direitos humanos, na qual o homem não tinha liberdade de participar na construção política do país. Isso então dá um leque para mostrar aos alunos que se eles quiserem poderão participar para melhorar a construção política brasileira, não deixando implantar novamente um governo autoritário, como no caso da Ditadura Militar brasileira.

6     -      Justificativa

No ano de 2014 é recordado o quinquagésimo ano da implantação da Ditadura Militar no Brasil, desta forma é de relevância que sejam produzidos e discutidos temáticas históricas e sociais voltados para essa período da história brasileira. Tomando como base a capacitação dos alunos envolvidos no subprojeto PIBID- História no Colégio Estadual Dom Bosco, neste caso apenas os 9º anos e 3º séries.
Para os 9º anos devido a temática da Ditadura Militar ser abordada no currículo do 9º ano, para a 3º série devido  ao currículo também englobar esse conteúdo, mas há também a preparação direcionada para o vestibular, visto que essa temática poderá ser um dos temas bases dos vestibulares para esse ano devido os 50 anos de Ditadura Militar.
Ao trabalhar com os alunos essa temática tem como intuito de fazer com que eles possam compreender as consequências e as características da ditadura militar no Brasil. Visando favorecer-lhes o acesso ao conhecimento desse fato ocorrido, e desenvolver nos alunos a capacidade crítica, na qual se pretende contribuir para a formação de sujeitos seguros de si, e valorizados como cidadão de direito. Visto que esse governo rompeu com os direitos humanos que eram assegurados pela constituição brasileira, levando vários brasileiros a sofrer com torturas físicas e psicológicas.

7    -      Objetivos Gerais

Analisar a estrutura política, social e cultural mundial e brasileira que foi propicia a implantação da Ditadura Militar no Brasil.

- Objetivos Específicos

9º ano

  • ·         Utilizar a leitura, a compreensão e a interpretação de textos diversos para tornar-se um leitor competente e possibilitar o letramento linguístico, literário, social, científico.


  • ·         Valorizar a luta pela igualdade de direitos de negros, índios e mulheres.

·
  • ·         Valorizar a ação dos movimentos sociais em prol da democracia e da igualdade de direitos.

·
  • ·         Caracterizar os processos revolucionários de matriz socialista.


  • ·         Estimular o respeito à diversidade cultural.


            3º série
  •   Identificar e compreender as formas legítimas de exercício de poderá
  •   Conceituar democracia.
  •  Identificar tensões entre os direitos e os deveres da cidadania e suas formas de participação (direta e  indireta.
  •  Compreender a emergência de novos atores sociais.
  •  Compreender o papel da participação política para o exercício da cidadania.
  •  Compreender o papel da sociedade civil na construção de uma sociedade democrática.



8    -      Metodologia de desenvolvimento
   
      1º momento: Justificar o projeto e os objetivos do minicurso.

2º Momento: Para iniciar o conteúdo do minicurso há a necessidade de explicar conceito dos termos históricos: autoritarismo e democracia.

3º Momento: A partir desta explicação iniciará a exposição do processo de instauração da Ditadura Militar exibindo um vídeo introdutório dos antecedentes que culminaram com a Ditadura[2].

4º Momento: Já neste momento apresentaremos slides, referentes à Estrutura Política do período da Ditadura Militar no Brasil, levando em consideração as principais características de cada presidente neste momento.

6º Momento: Quando estiver falando sobre o General Médici, falar um pouco sobre os exilados e a resistência, além de mostrar um vídeo na qual Elzita Santa Cruz[3] uma mãe fala do sofrimento de não poder enterrar seu filho morto pela ditadura, devido à repressão sobre os subversivos que para eles eram comunistas. Além de analisar outra característica do governo Médici que constitui o ufanismo, dessa forma trabalhar a música do dom e Ravel – Eu te amo meu Brasil[4]

7º Momento: Analisar as transformações sociais e culturais no slide, mostrando um panorama das transformações mundiais que influenciaram o Brasil, com foco na música, arte, na década de 60. Como também passar trechos de musicas que representavam essas influências mundiais na música brasileira. Como por exemplo: Pare de tomar a pílula, vou tirar você desse lugar (Odair José), Eu não sou cachorro não (Waldick Soriano), Mosca na sopa (Raul Seixas). O caráter destas músicas levou a política brasileira da época a assumir um discurso anticomunista de proteção a moral vigente. Sendo que o sujeito passa a não ter liberdade de expressão, ele é censurado.

8º Momento: Atividade da música ( Luiz Ayrão 13:anos). Com essa atividade mostrar como os autores e cantores fizeram para burlar a censura e mostrar a crítica a uma sociedade censurada.

9º Movimento: Analisar a música brasileira neste período como expressão de           resistência contra a Ditadura Militar, levando em consideração os cantores da MPB e a música brega.

10º Movimento: Escutar e analisar um documentário sobre a música brega[5] como representação da realidade social e crítica dos marginalizados da sociedade brasileira nos 21 anos de ditadura.

11º Momento: Construção de Poemas para o 9º ano, a fim de ser apresentados no encontro. É para os alunos do 3º ano será responder ao simulado com questões de vestibulares.



9    -      Avaliação
Ao longo do processo de desenvolvimento do minicurso serão realizadas duas atividades. Sendo que a primeira atividade será para todos os alunos envolvidos, na qual constituem a análise crítica da música censurada de Luiz Ayrão por se chamar “13 anos”, que depois foi trocada por “O divórcio”, na qual poderá fazer com que o aluno compreenda o período da Ditadura Militar através da expressão cultural que é a música. A segunda atividade para a 3º série se construirá sobre a perspectiva de responder um simulado com questões de vestibulares sobre a temática da ditadura, com intuito de capacitar os alunos para o vestibular. Já a segunda atividade para o 9º ano, será também questões de vestibulares, mas de forma menos intensa as perguntas como no caso do 3º ano.

       -  Cronograma de Execução

O Projeto do Minicurso intitulado a “Ditadura Militar- Para ser relembrado” será desenvolvido na perspectiva de dois momentos. Sendo que o primeiro constituirá no dia 22 de maio de 2014, na qual os Bolsistas do PIBID-História ministrarão três aulas consecutivas de 50 min cada, nos 9º anos e 3º séries matutino e vespertino. Tendo como objetivos abordar temáticas do período do governo autoritário militar no Brasil.
Já o segundo momento do projeto será realizado no dia 23 de maio de 2014, onde contaremos com a presença do senhor Parcival Moreira Coelho, relatando as experiências vividas pela a sua pessoa. Mostrando aos alunos a forma com que a Ditadura Militar foi invasiva em sua vida, o torturas físicas e psicológicas. Dessa forma o projeto terá impacto maior nos alunos, por eles poderem ver a experiência de homens e mulheres que foram torturados e mortos pela Ditadura Militar.

1    -  Recursos Humanos e materiais necessários

·         Humanos
Bolsistas PIBID- História e alunos dos 9º anos e 3º séries

·         Materiais

Data show
Caixa de som
Quadro-negro
Giz
Slides
Músicas
Vídeos
Atividades


Bibliografia

HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. 2ed. São Paulo: Companhia das letras, 2008, pg. 11a 26.

Disponível em  http://www.suapesquisa.com/ditadura/. Acesso dia 17 de maio de 2014.
Disponível em http://www.suapesquisa.com/ditadura/presidentes_ditadura_militar.htm. Acesso dia 17 de maio de 2014.
Disponível em http://musicaepoliticanaditadura.blogspot.com.br/. Acesso dia 17 de maio de 2014.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Hwd0BL6yrUg. Acesso dia 19 de maio de 2014.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GNImaxf2zTc. Acesso dia 19 de maio de 2014.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=KKnoxfKqKkI. Acesso dia 19 de maio de 2014.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qBtFQ0b112w. Acesso dia 19 de maio de 2014.






                                                 




























[1] Análise feita por meio do site http://www.suapesquisa.com/ditadura/
[2] Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Hwd0BL6yrUg
[3] Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GNImaxf2zTc
[4] Música em formato de vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=KKnoxfKqKkI
[5] Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=qBtFQ0b112w

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